Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Audiência Pública avalia resultado de ações na saúde pública em Medianeira

Em outubro de 2017, foi realizada a primeira audiência pública relacionada ao SUSCOM+

  • 08/05/2018
  • Foto(s): João Hermes
Audiência Pública avalia resultado de ações na saúde pública em Medianeira

O Programa SUSCOM+ tem o objetivo de melhorar a participação da comunidade na construção da Atenção Básica.

Pelo Programa busca-se identificar, com base na participação ativa da população, as principais questões relativas a ações e serviços públicos, deficiências na área da saúde pública existentes no município, bem como articular com os setores governamentais e não-governamentais a elaboração de estratégias e práticas para implementá-las adotando-se a lógica de ouvir para fazer.

Em outubro de 2017, foi realizada a primeira audiência pública relacionada ao SUSCOM+, que definiu como prioridade para o serviço público de saúde em Medianeira, “a melhoria no processo de informação na rede de saúde”. Cinco itens ao todo foram relacionados ao tema e  trabalhados desde então. O projeto teve seu resultado apreciado na audiência de terça-feira (08).

Além da equipe da área da saúde do município de Medianeira, também se fizeram presente representantes do poder executivo e legislativo do município. Por parte do MPPR, presentes o Dr. Marco Antônio Teixeira do CAOP (Curitiba) e a Promotora Substituta da Promotoria de Proteção à Saúde Pública da Comarca de Medianeira, Dra. Helena Ghenov Pomeraniec.

Para a Dra. Helena, o MP foi em busca de resposta sobre as ações definidas na audiência anterior e verificou-se, que todo trabalho foi concluído e que tanto a população como também os servidores observaram melhora nesse sentido.

 DRA. HELENA 

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública (CAOP Saúde Pública), órgão do Ministério Público do Paraná (MPPR), que possui atribuição legal para a formulação de planos e programas institucionais e para prestar assistência técnica às Promotorias de Justiça, instituiu o 

Programa SUSCOM+, que pretende potencializar a participação da comunidade na efetivação e aprimoramento da atenção básica do Sistema Único de Saúde.

Representando o CAOP, presente o promotor Dr. Marco Antônio Teixeira, que disse que cinco municípios do Paraná estão desenvolvendo esse programa, dentre eles, Medianeira, onde o programa foi concluído com êxito.

DR. MARCO ANTÔNIO

A Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Medianeira, Renata Aléssio, destacou o resultado do trabalho realizado desde a primeira audiência em outubro passado.

RENATA ALÉSSIO

 

 

Fonte: João Hermes