Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dia de Campo da Mandioca terá novidades e palestrantes de renome nacional

No cenário nacional o Paraná aparece como o segundo maior estado produtor de mandioca

  • 09/05/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Dia de Campo da Mandioca terá novidades e palestrantes de renome nacional

No dia 17 de maio, a partir das 12:30h,no Campo Experimental de Porto Mendes, Marechal C. Rondon, acontecerá o 12º Dia de Campo da Mandioca.


Organizado pela equipe de técnicos da ATIMOP (Associação Técnica das Industrias de Mandioca do Paraná) com apoio do IAPAR, UNIOESTE, EMATER, SICREDI, Secretaria da Agricultura de Marechal Cândido Rondon, Ciências Agrárias e EMBRAPA, o evento terá uma série de palestras com os mais renomados profissionais ligados a mandiocultura no Brasil.
Os palestrantes, a equipe técnica da ATIMOP e convidados, abordarão assuntos de interesse dos produtores, priorizando principalmente a profissionalização do agricultor.
Nilto Cerny (Pelé), presidente da ATIMOP fala sobre a programação do evento. (Ouça áudio abaixo)


A micro região de Toledo é uma grande produtora de mandioca no estado, ficando atrás somente das regionais de Paranavai e Umuarama. Com uma área de 13.000 hectares plantada, a região oeste foi responsável por uma produção de 400.000 toneladas de mandioca no ano de 2017. Entre todos os municípios que cultivam a mandioca na região, os que mais se destacam na produção são: Assis Chateaubrind, Marechal C. Rondom, Terra Roxa e Guaíra.


No cenário nacional o Paraná aparece como o segundo maior estado produtor de mandioca, ficando atrás somente do Pará. Em contrapartida na produção de fécula o Paraná é líder absoluto, com 68% do produzido no País.


Nilto Cerny convida a todos os mandiocultores para participar do 12º Dia de Campo da Mandioca; segundo ele, além das palestras e outras atividades, os agricultores poderão conhecer o que há de melhor e mais moderno na tecnologia de mecanização da cultura.



Fonte: Enio Manoel