106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No dia 17 de maio, a partir das 8h, o município de Guaíra realizará o I Seminário Intermunicipal Sobre Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O evento acontecerá no Auditório da Câmara Municipal e celebrará também o 18 de maio - Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças.
O objetivo principal é mobilizar a população da região, especialmente os profissionais da rede de educação e saúde, para que se engajem ainda mais na luta de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Entre os convidados do seminário, está o palestrante Luciano Betiate, especialista em violência doméstica e autor da maior bibliografia sobre assuntos referentes aos trabalhos desenvolvidos pelo conselho tutelar.
Betiate falou sobre a importância deste evento e parabenizou Guaíra e os demais municípios pela iniciativa.É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, que podem auxiliar na identificação de crianças e adolescentes em situação de risco. Segundo Luciano, a denuncia é uma importante arma para coibir os abusos sexuais contra a criança e o adolescente. (Ouça áudio abaixo)
Por que 18 de maio?
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Fonte: Enio Manoel