Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Recurso aceito: ex-prefeito de Santa Helena regulariza contas de 2015

  • 21/05/2018
  • Foto(s): TCE PR
Recurso aceito: ex-prefeito de Santa Helena regulariza contas de 2015

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná deu procedência ao Pedido de Rescisão formulado por Jucerlei Sotoriva, prefeito de Santa Helena entre 2013 e 2016. Desta forma, o TCE-PR reformou a decisão contida no Acórdão de Parecer Prévio nº 387/17 - Segunda Câmara, passando a recomendar a regularidade das contas de 2015 do Poder Executivo daquele município do Oeste do Paraná.

Na decisão original, os conselheiros integrantes da Segunda Câmara do TCE-PR entenderam que o Relatório do Controle Interno apresentava ocorrência de irregularidade passível de desaprovação. Segundo a Coordenadoria de Fiscalização Municipal (Cofim), atual Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM), o documento apresentou alguns pontos que deveriam ser esclarecidos e documentalmente comprovados, o que não aconteceu durante aquele processo.

No recurso, Sotoriva anexou os documentos que comprovaram a regularidade das contas. O gestor alegou, ainda, ofensa aos princípios do contraditório e da ampla defesa.

A Cofim manifestou-se pela procedência do pedido, pois foram apresentados novos documentos capazes de regularizar os apontamentos contidos no Relatório de Controle Interno. O Ministério Público de Contas (MPC-PR) concordou com a instrução da unidade técnica e acrescentou que o direito à ampla defesa foi reduzido, ao não ser oportunizado um novo contraditório.

Da mesma forma entendeu o relator do processo, conselheiro Fabio Camargo, para reformar a decisão contida no Acórdão 387/17 - Segunda Câmara, recomendando a regularidade das contas de Santa Helena no exercício de 2015.

Os membros do Pleno do TCE-PR acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, na sessão de 12 de abril. A nova decisão está expressa no Acórdão de Parecer Prévio nº 118/2018 - Tribunal Pleno, publicado em 19 de abril, na edição nº 1.808 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

O Parecer Prévio do TCE-PR será encaminhado à Câmara Municipal de Santa Helena. A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do chefe do Executivo municipal. Para desconsiderar a decisão do Tribunal são necessários dois terços dos votos dos parlamentares.

Fonte: TCE PR