O departamento de Vigilância em Saúde de Paranavaí, no noroeste do Paraná, confirmou nesta quinta-feira (3) o primeiro caso de gestante infectada pelo vírus da zika no município. De acordo com o diretor do departamento, Randal Fadel Filho, a mulher infectada tem 29 anos e está no oitavo mês de gravidez. Com mais esta confirmação, o município já contabiliza três casos da doença.
A gestante sentiu os primeiros sintomas da doença no dia 16 de fevereiro, e, de acordo com Fadel Filho, mesmo sem a confirmação do Laboratório Central do Estado (Lacen), nos dias 17 e 18 de fevereiro os agentes realizaram ações ao redor da casa dela para bloquear a proliferação do mosquito e evitar novas contaminações.
???O zika vírus está na cidade e a tendência é piorar esta situação, pois o maior número de casos deve ser registrado entre 15 de março e final de abril, historicamente o pico da doença aqui na cidade. Se a população não colaborar, não eliminar água parada, teremos uma epidemia???, enfatiza o diretor de Vigilância em Saúde em Paranavaí.
Além dos três casos de zika confirmados, o município ainda espera o resultado de exames de outras nove pessoas com suspeita de terem contraído a doença.
Até esta quinta-feira, Paranavaí ainda possui 340 notificações e 51 casos de pessoas infectadas pela dengue.
Casos na região
No dia 26 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, a 75 km de Paranavaí, confirmou que uma gestante, no quarto mês de gravidez, contraiu o vírus da zika. Em Colorado, distante 86 km do município do noroeste, cinco mulheres grávidas também foram infectados pelo zika.
Dados dengue no estado
Em uma semana, o estado do Paraná confirmou 1.368 novos casos de dengue. O boletim divulgado pela secretaria estadual de Saúde na terça-feira (1º) confirmou ainda mais duas mortes pela doença, além da entrada de duas cidades em situação de epidemia.
Os dados levam em conta o período entre agosto de 2015, até essa terça. A cidade com mais casos é Paranaguá, no litoral do estado, com 2.012 confirmações. Na sequência vêm Londrina, com 1.324, e Foz do Iguaçu, com 1.075.
Com as novas mortes confirmadas, o número de óbitos passou para 13. Deste total, dez foram em Paranaguá, duas em Foz do Iguaçu e uma em Curitiba.
Fonte: G1