106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Após uma reunião fracassada e sem acordo com os caminhoneiros que pararam estradas por todo o país, o governo conseguiu uma importante vitória na noite desta quarta-feira (23). O juiz Marcello Rebello Pinheiro, da 16.ª Vara da Justiça Federal de Brasília, concedeu uma decisão liminar que determina a reintegração de posse de seis rodovias federais obstruídas pelos manifestantes: as BR-070, BR-040, BR-050, BR-060, BR-080 e BR-251. No despacho, Pinheiro diz que a decisão não pretende “impedir o direito de manifestação”, mas de “coibir excessos nas condutas noticiadas”.
Ao final, autoriza a ação de forças policiais para garantir o cumprimento da decisão. “Autorizo, desde logo, o uso de força policial para assegurar que, durante a intimação dos requeridos e desobstrução das rodovias, não sejam praticados atos ilícitos ou depredatórios”.
O pedido foi ajuizado pela Advocacia-Geral da União (AGU), que destacou especial prejuízo no fechamento da BR-070, que interliga Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, “importante via de escoamento de produção nacional”.
Fonte: gazetadopovo