106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O prefeito de Santa Helena Airton Antônio Copatti recebeu uma recomendação do Ministério Público local para que promova alguns ajustes em relação ao mesmo tipo de denúncia que tramita num processo de pedido de impeachment na Câmara de Vereadores.
Os ajustes que deverão ser providenciados a pedido do MP, devem desaguar no arquivamento de um processo que é idêntico ao que tramita no legislativo.
No MP o processo está praticamente há 60 dias tramitando e o promotor da comarca local encaminhou pedido ao Centro de Apoio às Promotorias, que entendeu que o prefeito não praticou crime de improbidade, pela falta de dolo, optando apenas por recomendar, a exoneração de alguns servidores que se enquadrariam no caso de nepotismo.
No caso de concessão de gratificações, o MP entendeu que há lei que assegura essa prática e, portanto, não vê característica passível de punição com a cassação.
Durante a manhã desta sexta-feira (25) Copatti deu entrevista coletiva, praticamente comemorando a recomendação do Ministério Público e ele disse acreditar que isso sirva de base também para que os vereadores, prestes a votar o pedido do seu impeachment, tenham mais subsídios.
Ouça o que disse o prefeito de Santa Helena sobre isso (Áudio)
Confirmando então, essa decisão do MP, pedindo a readequação, ajustes no governo no caso de nepotismo, devem ocasionar o arquivamento a nível de justiça do processo.
Na câmara, continua o trâmite e o trabalho da Comissão Processante, que pode sim, usar como subsídio para formatação de sua decisão, no que anunciou o Ministério Público.
A votação do processo de cassação no legislativo, deve acontecer entre os dias 6 e 8 de junho, conforme disse hoje, o presidente da câmara, Paulo Vasata.
Fonte: Elder Boff com assessoria