Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

IML nega pedidos de perícia para o recebimento do DPVAT

  • 04/03/2016
  • Foto(s): CATVE
IML nega pedidos de perícia para o recebimento do DPVAT
Vítimas de acidentes de trânsito procuraram o Ministério Público de Toledo para denunciar que o IML (Instituto Médico Legal) do município estaria se recusando a fazer o exame pericial necessário para o recebimento do seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). 

"Eles estaria recebendo a recusa, por parte da unidade local, sob o argumento de que já teria ultrapassado o prazo de seis meses para o encaminhamento da notícia desse acidente à Polícia Civil, visando a instauração de um inquérito, e que em virtude dessas circunstâncias elas não teriam mais direito a realização desse exame pericial", explica o promotor de Justiça, Sandres Sponholz.

Segundo o promotor o prazo de direito para receber o seguro é de três anos e não seis meses, como exigido pelo IML.

Em setembro do ano passado o Ministério Público expediu uma recomendação ao Governo do Estado, para que o IML se adequasse as normas impostas para o recebimento do seguro DPVAT. 

No entanto, essa semana novas informações chegaram a promotoria que o IML não estaria seguindo as recomendações feitas pelo Ministério Público.

Agora, as recomendações foram reiteradas e aguarda um posicionamento do instituto, para que ele faça as adequações necessárias.

Caso isso não ocorra, a Justiça deverá abrir uma ação civil pública contra o órgão. "Muitas das vítimas de acidente de trânsito são pessoas simples, que não tem o conhecimento da legislação a respeito do DPVAT e do direito a esse exame pericial, que é fundamental para o recebimento do recurso, é uma das etapas para isso. Desconhecendo a lei, acabam achando que o argumento manifestado pela direção local do IML é suficiente para que não se tenha direito a receber o seguro." 

O seguro DPVAT garante o direito de indenização às vítimas de acidentes de trânsito, por morte e invalidez permanente total ou parcial, além do reembolso das despesas médicas e hospitalares.

Fonte: CATVE

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557