106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O clima já não está tão quente na região, mas os cuidados contra a dengue devem ser mantidos. Com a chegada do inverno, período em que as chuvas são mais escassas, a tendência é a diminuição do número de focos do Aedes aegypti, o mosquito responsável pela transmissão da dengue.
Walter Baez, Coordenador de Endemias da 20ª Regional de Saúde de Toledo, disse que mesmo com a temperatura baixa, os moradores devem manter os cuidados com a limpeza dos quintais, pois, segundo ele, até em época de frio os agentes de endemias continuam encontrando larvas do mosquito em municípios da região. Outra preocupação é em relação a febre chikungunya, uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e o Aedes Albopictus. Na região assistida pela 20ª Regional de Saúde, a cidade de Palotina, foi a que mais registrou os casos da doença. De acordo com Baez, os trabalhos para baixar o índice de contágio, já foram realizados. (ouça áudio abaixo)
Para se prevenir da doença é importante:
- Limpar o quintal removendo materiais que acumulam água;
- Limpar as calhas do telhado;
- Lavar diariamente as vasilhas dos animais de estimação;
- Remover a água dos pratos das plantas;
- Remover e colocar os pneus e garrafas em locais cobertos;
- Tratar a água das piscinas;
- Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio;
- Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas da dengue, que são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.
Fonte: Enio Manoel