106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A formação de uma nuvem que dividiu as cores do céu de Foz do Iguaçu, na tarde dessa quarta-feira (6), despertou a curiosidade de muita gente. O formato quase geométrico da nuvem fez com que os moradores se questionassem sobre o motivo do fenômeno (registrado nas fotos de vários colegas da Itaipu). Seria a proximidade com o inverno, que chega oficialmente às 7h07 de 21 de junho?
O meteorologista Marcelo Brauer Zaicoviski, da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos (OPSH.DT) da Itaipu põe um fim à dúvida e garante: não tem nada de místico neste fenômeno, nem uma possível e iminente invasão alienígena. "Eu me divirto com essas conjecturas do pessoal que viu muito Independence Day", brincou.
Segundo Marcelo, a nuvem mais baixa, do tipo stratus (estratos), "dividiu" duas massas de ar, uma mais seca (céu azul) e outra mais úmida (parte acinzentada do céu). Foi este o motivo da linha formada no céu. "Estamos passando por um período de transição [de tempo, com chegada de frente fria, e de estação, com o final do outono] e este tipo de nuvem é bem típica do inverno", explicou. Pode ser que nos próximos meses tenhamos mais stratus pelos céus da fronteira.
Nesta quinta-feira (7), o céu limpo em Foz é causado pelo predomínio do ar mais seco. O que "foi embora", então, foi a umidade - e não o contrário. Por isso o céu não está cinza, mas azul.
Fonte: jie