Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Nove jantares rápidos para perder peso

Nove jantares rápidos para perder peso

Para que o metabolismo permaneça ativo, é muito importante consumir alimentos à noite. É por isso que o jantar é essencial, sempre com escolhas saudáveis que nos ajudem a atingir o nosso objetivo.

Um problema comum ao seguir uma dieta é não ter tempo para pensar no cardápio do dia. Portanto, daremos exemplos de jantares rápidos para perder peso, para que você não tenha que gastar muito tempo durante a preparação e continue respeitando as diretrizes da dieta.

A importância do jantar durante uma dieta

Uma dieta não significa pular refeições ou se limitar a pratos baseados em vegetais e proteínas. Na verdade, isso é um erro muito comum daquelas pessoas que seguem regimes para perder peso rapidamente, como as chamadas “dietas milagrosas“.

Para seguir uma dieta saudável que nos permita perder peso de forma progressiva e com resultados mais estáveis, é aconselhável seguir uma alimentação balanceada e aumentar a frequência das refeições para cinco ao dia. Naturalmente, compensaremos as porções com quantidades menores.


Sopa para o jantar

Portanto, manter um nível de energia adequado é essencial para seguir corretamente a dieta. Assim, evitaremos a sensação de fome e ansiedade que afeta a ingestão descontrolada de alimentos.

Em suma, o jantar acaba nos fornecendo a quantidade de calorias de que precisamos ao longo do dia. Além disso, nos prepara para enfrentar o longo jejum das horas de sono. Assim, permitiremos que nosso corpo descanse melhor e consuma a energia adequadamente enquanto mantém as funções vitais ao dormir.

Portanto, um bom jantar é essencial quando se trata de seguir uma dieta para perder peso e quando se trata de manter uma alimentação equilibrada. Acostumar nosso corpo a não jantar nos fará queimar menos calorias em repouso. Isso significa que nosso metabolismo se tornará menos eficiente, por isso você queimará menos calorias em qualquer processo, dificultando a perda de peso.
Como deve ser um jantar adequado para perder peso?

Para preparar jantares adequados para uma dieta para perder peso, podemos combinar alimentos ricos em carboidratos, como arroz, aveia ou macarrão, com outros, como legumes e verduras. Desta forma, obteremos uma boa quantidade de energia juntamente com vários nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais.
Alimentação saudável para perder medidas

Comer carnes, peixes ou laticínios no jantar também nos fornecerá proteína. Por outro lado, também podemos obter esses nutrientes de produtos como leguminosas ou tofu, o que será especialmente interessante se você seguir uma dieta vegetariana ou vegana.

O prato perfeito para o jantar deve integrar uma metade de vegetais, um quarto de alimentos ricos em proteínas e outro quarto de alimentos ricos em carboidratos. Desta forma, obteremos quantidades adequadas de todos os nutrientes necessários.

Por outro lado, é aconselhável recorrer a métodos de cozimento que exijam pouco óleo. Exemplos desses métodos são:

Grelhar
Cozinhar no vapor
Assar
Refogar

Estes tipos de cozimentos serão muito simples e nos permitirão preparar pratos deliciosos.


Ideias de jantares rápidos para perder peso

Para concluir, mostraremos alguns exemplos de menus para o jantar, para que você tenha ideias para preparar e desenvolver. Claro, eles podem ser alterados para se adequar aos seus gostos pessoais.


Jantar 1:

Salada de rúcula com tomate
Peito de frango grelhado
2 fatias de pão integral
Iogurte desnatado ou uma porção de fruta

Jantar 2:

Sopa Juliana com macarrão
Sardinha com legumes em papillote
Iogurte desnatado ou uma porção de fruta

 

Jantar 3:

Purê verde de abobrinha com batatas
Sanduíche de peru com queijo
Iogurte desnatado com muesli

Jantar 4:

Salada de lentilhas de verão: pimenta-vermelha, pimentão-verde, cebolinha, milho doce, picles
Omelete de berinjela
Iogurte desnatado e um chá

Jantar 5:

Aspargos brancos temperados
Tamboril assado com batata e cebola
Iogurte desnatado ou uma porção de fruta

Jantar 6:

Salada de espinafre fresca
Macarrão parafuso com atum e camarão
Salada de frutas

Jantar 7:

Salada de batata, acelga com cenoura ralada e broto de feijão
Espeto de peru com abacaxi
Iogurte desnatado ou uma porção de fruta

 

Jantar 8:

Legumes grelhados: berinjela, pimenta, cebola e espargos selvagens
Pescada em papillote assada com ervas aromáticas e 1 batata pequena
Iogurte desnatado com muesli

Jantar 9:

Acelga com grão de bico salteado
Ovo mexido com cogumelos e camarão
Salada de frutas

Como você pôde observar, entre outras coisas, recorrer aos chás ou frutas para a sobremesa nos ajudará a ter uma sensação de saciedade que nos permitirá controlar melhor a ingestão de alimentos durante o jantar.

Fonte: Melhor com saúde