Parceiros e comunidades beneficiadas pelo programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, irão se reunir nos próximos dias 17 e 18 de março, durante o 13º Encontro CAB ??? Celebrando o Prêmio ONU-Água. O evento, que será realizado no Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu, contará com diversas palestras sobre temas socioambientais, em especial a sustentabilidade territorial, além de atrações culturais.
Entre as principais autoridades e palestrantes confirmados para esta edição estão o oficial regional da FAO para a América Latina e Caribe, Hivy Ortiz, a ex-coordenadora do Programa da Década da Água das Nações Unidas, Josefina Maestu, o subsecretário-Geral de Meio Ambiente, Energia e Ciência e Tecnologia no Ministério das Relações Exteriores, José Antonio Marcondes de Carvalho, o especialista em climatologia e pesquisador da Embrapa, Eduardo Assad, entre outros.
Realizado anualmente, os encontros CAB constituem um ponto importante da metodologia do programa, pois reúnem todos os parceiros, lideranças e comunidades para discutir e planejar ações, e avaliar resultados.
Criado há 13 anos, o CAB está atualmente presente em 217 microbacias da Bacia Hidrográfica do Paraná 3, composta por 29 municípios (28 do Paraná e um do Mato Grosso do Sul). Nas microbacias, o programa atua com ênfase na proteção de nascentes, recomposição de matas ciliares, conservação de solos, estradas readequadas, instalação de abastecedouros comunitários e implantação de cisternas para o reuso da água, além de atuar na promoção de sistemas de produção e consumo mais sustentáveis, com novos arranjos produtivos locais.
Em 2015, o programa recebeu o prêmio Water for Life, da ONU-Água, como melhor prática de gestão das águas.
Para saber mais sobre a programação do encontro, clique aqui. A organização reservou 50 vagas para a participação de empregados da Itaipu. Se você tem interesse em participar, envie um email para desenvolvimentorh@itaipu.gov.br, com cópia para sua gerência imediata.
Fonte: JIE