106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O período de mais de 40 dias sem chuvas entre os meses de abril e maio afetou o desenvolvimento da segunda safra de grãos no Paraná e atrasou o plantio de trigo e outros cereais de inverno. A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), já contabiliza prejuízos de milho e feijão da segunda safra 2018 da ordem de R$ 1,34 bilhão.
O Departamento de Economia Rural (Deral), reduziu 18% o calculo estimado para a segunda safra de grãos em todo Paraná. As regiões mais afetadas pela estiagem foram o norte e o oeste do Estado. De acordo com o técnico da Seab Unidade de Toledo, João Luiz Nogueira, a previsão nos 20 municípios de abrangência do núcleo , é de uma perda de 14% em relação as estimativas iniciais. Ainda segundo João Luiz, infelizmente o clima não está favorável ao desenvolvimento da cultura na região e o desempenho das lavouras está totalmente dependente do clima. (áudio abaixo)
Conforme relatório do Deral, em todo o estado a colheita da segunda safra de milho terá uma redução de 2,2 milhões de toneladas, que corresponde a uma perda de R$ 1,2 bilhão.
Fonte: Enio Manoel