Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ação policial desarticula rede de contrabando de cigarros na região Sul

Cerca de 200 policiais federais e 80 policiais rodoviários federais participam da ação

  • 13/06/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Policial
Ação policial desarticula rede de contrabando de cigarros na região Sul

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, 13, a Operação Humo, para desarticular rede de distribuidores de cigarro de origem paraguaia com atuação nos três estados da região sul e no Uruguai.

Cerca de 200 policiais federais e 80 policiais rodoviários federais participam da ação.São cumpridos 53 mandados de busca e apreensão e 22 de prisão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

São alvos da ação policial os depósitos de mercadorias, estabelecimentos comerciais e endereços residenciais vinculados aos investigados. Também são objetos da Operação o sequestro de bens (32 veículos) e o bloqueio de valores de contas bancárias de 16 pessoas.


O inquérito foi instaurado pela Polícia Federal no Chuí em setembro de 2017, a partir da apreensão de uma carga de 70 mil cigarros contrabandeados, que seria distribuída no Uruguai, onde essa mercadoria é vendida por valor mais alto do que no Brasil. A partir daí, os investigadores iniciaram o mapeamento de uma grande rede de distribuição da mercadoria ilegal para diversos pontos do Rio Grande do Sul, principalmente Porto Alegre e região metropolitana, Pelotas, Rio Grande, litoral sul do Estado e cidades da fronteira com o Uruguai. Também foram identificados distribuidores do contrabando em Foz do Iguaçu e Marumbi, no Paraná, e na cidade catarinense de Palhoça.


Desde o início da investigação, foram apreendidos pela PF e pela PRF mais de 1,4 milhão de maços de cigarro, presas 34 pessoas em flagrante e apreendidos 32 veículos avaliados em mais de 900 mil reais, no âmbito da Operação Humo. Somente com essas apreensões, a estimativa de créditos tributários evadidos supera 10 milhões de reais.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal RS