106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os municípios da Costa Oeste paranaense continuam em alerta quanto a questão indígena, apesar do acordo feito no mês de maio, o crescimento desses povos tem sido expressivo na região.
A maioria das invasões – quatro delas - é em área de preservação ambiental, sendo de responsabilidade da itaipu Binacional. A quinta, é onde está a base náutica, pertencente ao Estado do Paraná.
Há cerca de dois meses, quando a Secretaria de Assistência Social de Santa Helena fez um cadastramento, havia 141 adultos e crianças vivendo nesses espaços, mas a chegada de novos índios tem preocupado autoridades locais e hoje já se estima que o número tenha aumentado em quase 50%, ou seja, hoje já estão nas áreas mais de 200 indígenas em condições limitantes e sem a possibilidade de assistência, justamente por se tratarem de espaços invadidos, onde o poder público fica impedido de realizar investimentos como saneamento básico e construção de escolas.
Em Santa Helena, reuniões vem sendo realizadas desde o mês de março para tratar desse tema, trazendo para o debate líderes das partes envolvidas.
Há dois meses a proposta feita aos indígenas em Santa Helena foi a de serem reacomodados em aldeias como em Diamante D’Oeste e São Miguel do Iguaçu até que novas áreas possam ser destinadas ao grupo. O assunto encontrou resistência entre indígenas de todos os lados, mas ficou acordado que seriam realizadas reuniões com os líderes de todas as aldeias. O assunto não ganhou desfecho até o momento, apesar de um encontro fechado ter sido realizado no mês passado em Diamante D’Oeste.
No encontro aberto realizado em abril na Prefeitura de Santa Helena, quando produtores foram com tratores até o Paço pedir uma solução relatando o receio de invasão de áreas produtivas, ficou acordado com os caciques que não seria aceito que outros indígenas chegassem às áreas invadidas.
Ocorre que dos cinco espaços, só em um foi possível observar que o acordo vem sendo cumprido, no que fica próximo à base náutica.
O assessor especial para Assuntos Fundiários do governo do Estado, Hamilton Serighelli, se manifestou sobre o assunto para o Costa Oeste News e afirmou que o processo de acordo continua sendo desenvolvido. ÁUDIO 01
De acordo com a secretária de Assistência Social de Santa Helena, Fabiane Morandi, um acompanhamento não oficial é realizado semanalmente nas escolas do município, o que aponta esse crescimento. ÁUDIO 02
Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Jornal O Paraná