Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Programa Cidadania no Trânsito ensina práticas de segurança a alunos da região

  • 14/06/2018
  • Foto(s): Enio Manoel
  • Região
Programa Cidadania no Trânsito ensina práticas de  segurança a alunos da região

Depois de atender os alunos da rede municipal e estadual do ensino público de Marechal C. Rondon, o programa “Cidadania no Trânsito”, começa a desenvolver seus trabalhos em outros municípios da região. O objetivo é promover a prática de segurança no trânsito através de aulas gratuitas aos alunos do ensino fundamental até 9° ano.


Através de uma parceria com o município, alguns alunos de Guaíra também puderam conhecer o conteúdo do programa. Segundo o Coronel da Policia Militar Welington Alves da Rosa, secretário de Mobilidade Urbana de Marechal C. Rondon, o objetivo do programa é fazer com que os estudantes aprendam e adotem as práticas de segurança no trânsito. O Coronel destacou ainda a importância das crianças e adolescentes aprenderem o quanto antes esse conteúdo, para que no futuro se tornem bons motoristas e cidadãos mais conscientes. (áudio abaixo)

Segundo o ultimo levantamento, todos os anos, aproximadamente 43 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil e esse já é o segundo motivo de morte entre as causas externas no País, com maior ocorrência entre jovens e adultos de 15 a 39 anos de idade.
No Paraná, dados preliminares de 2017 apontam 2.614 óbitos e outras 9.448 vítimas gravemente feridas. Além da violência, esse tipo de acidente leva à perda de produção devido às lesões ou mortes, com impacto no orçamento público e na renda das famílias atingidas, e ainda implicam em mais gastos para o sistema de saúde.

Em 2016, os acidentes de trânsito no Brasil causaram 180.443 internações pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ao custo total de R$ 253,2 milhões, segundo o Ministério da Saúde.

Fonte: Enio Manoel