106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No primeiro jogo deste sábado (16), o terceiro dia de Copa do Mundo na Rússia, França e Austrália se enfrentaram na Arena Kazan a partir das 7 horas. E os Bleus levaram a melhor: vitória por 2 a 1 com gols de Griezmann (aos 12 minutos do segundo tempo) e Pogba (aos 34-2º). Jedinak ainda descontou para os australianos (aos 24-2º), em jogo que entra para a história por ter sido o primeiro em que o VAR (popularmente conhecido como árbitro de vídeo) foi utilizado em uma Copa, no lance do primeiro gol, em pênalti que não havia sido marcado inicialmente pelo árbitro uruguaio Andrés Cunha.
O treinador francês Didier Deschamps escalou um time ofensivo com trio de os atacantes formados por Dembélé, Griezmann e Mbappé. A escalação inicial foi formada por Lloris, Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernández; Kanté, Tolisso e Pogba; Mbappé, Griezmann e Dembélé.
A seleção australiana, que participa de sua quinta Copa do Mundo, jogou com o seu tradicional uniforme amarelo e a seguinte escalação: Ryan, Risdon, Sainsbury, Milligan, Behich e Jedinak; Mooy, Leckie, Rogic; e Kruse e Nabbout. Com um time de jogadores fortes, quase surpreendeu o time francês em jogadas de bola parada no primeiro tempo. Ainda assim, o zero a zero persistiu.
Na volta para o segundo tempo, os franceses abriram o placar aos 12 minutos, mas logo concederam o empate. Satisfeitos com o ponto que estavam garantindo, os australianos recuaram e foram castigados após Deschamps mexer no selecionado francês, com as saídas de Griezmann, Dembélé e Tolisso para as entradas de Giroud, Fekir e Tolisso. Aos 34 minutos, o gol salvador e histórico de Paul Pogba, garantindo a vitória francesa. Os australiaos ainda tentaram partir ao ataque, mas quem esteve mais perto de marcar novamente foi a França, que passou a encontrar espaços para jogar no campo do adversário.
AJUDA DA TECNOLOGIA
Aos 8 minutos, da etapa complementar da partida, Griezmann recebeu lançamento de Pogba pela esquerda e entrou na área da Austrália. Ridson deu um carrinho perigoso e o francês pediu pênalti. O árbitro uruguaio Andres Cunha não marcou em um primeiro momento, mas decidiu consultar o VAR e assinalou a infração - foi a primeira vez que esse tipo de tecnologia foi utilizada em uma partida de Copa do Mundo.
O próprio Griezmann foi para a cobrança, bateu forte no canto esquerdo do goleiro Ryan e abriu o placar.
Na mesma partida, um outro recurso já conhecido foi utilizado. Aos 35 minutos do segundo tempo, Pogba tabelou com Giroud e chutou forte. A bola pegou um efeito estranho, bateu no travessão e entrou por muito pouco. O árbitro, com ajuda do relógio inteligente que recebe as informações de um chip instalado na bola, marcou o gol.
Fonte: Rodolfo Kowalski