106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com as recentes movimentações no mercado financeiro, os brasileiros vão sentindo cada vez mais os impactos que isso representa. Nas últimas semanas, a cotação do dólar americano sofreu diversas variações, o que acarretou em uma oscilação no preço de algumas mercadorias essenciais na mesa do consumidor. O pão é um deles, pois pode sofrer reajuste por conta do aumento no preço do trigo.
De acordo com a agrônoma da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Ana Paula Kowalski, não é só o mercado financeiro que tem influenciado nesse aumento. A diminuição da área plantada, períodos de seca e a necessidade de importar o grão com um valor bem mais alto, refletiu no resultado da safra e consequentemente na elevação na cotação do produto. Segundo Ana Paula, devido a baixa produção desse ano, o País terá um período critico para a indústria de derivados do trigo. (áudio abaixo)
Por ter matéria-prima em estoque, alguns donos de panificadora ainda não repassaram totalmente o aumento do insumo para o consumidor, porém não sabem ao certo o que vai acontecer com os valores daqui pra frente.
No entanto, para muitos comerciantes do setor de panificação, a margem de lucro parece cada vez menor.
Lembrando que se subir o preço do pão francês, sobe também o de cucas, tortas, sonhos, salgados e os demais produtos derivados do trigo.
Fonte: Enio Manoel