106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Pela primeira vez, profissionais dos 18 municípios de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo se reuniram para um curso de capacitação sobre o protocolo correto no atendimento à vítimas de acidentes com animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, lagartas, entre outros. O curso foi realizado nos dias 27 e 28 na cidade de Guaíra.
De acordo com o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da região Jurandir Alves de Oliveira, esse tipo de capacitação é essencial para atualizar os profissionais acerca dos protocolos e o tratamento indicado para cada caso.
JURANDIR
Walter Baez, coordenador de endemias da 20ª Regional de Saúde, destacou que a preocupação é com o verão, época em que os acidentes com animais peçonhentos aumentam consideravelmente.
WALTER
A 20ª Regional orienta a população sobre os riscos de acidentes com animais peçonhentos nos meses do verão. A adoção de alguns hábitos é fundamental para a prevenção.
No amanhecer e no entardecer, evite se aproximar da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins, pois é nesse momento que serpentes estão em maior atividade; não mexa em colmeias e vespeiros, se necessário entre em contato com uma autoridade local para a remoção; inspecione calçados, roupas, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes antes de usá-los;
afaste as camas e berços das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários. Não deposite ou acumule lixo, entulho e materiais de construção junto às habitações.
Caso seja picado procure o atendimento médico imediatamente.
Fonte: Enio Manoel