106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O governo federal decidiu manter o valor de US$ 300 da cota de compras no exterior. A medida afeta diretamente Foz do Iguaçu, cidade fronteira com o Paraguai que tem um dos maiores centros comerciais.
O Ministério da Fazenda decidiu estender por mais um ano o valor da cota de compras para quem entra no país via terrestre. Foz do Iguaçu faz fronteira com Cidade do Leste, no Paraguai, onde está localizado um dos mais movimentados centros comerciais. Por este motivo, a decisão era bastante esperada pelo setor turístico e comercial de Foz.
Com a decisão já publicada no diário oficial da união, cada pessoa pode trazer do Paraguai 300 dólares de compras sem precisar pagar imposto. Se caso a compra exceder a cota, aí o importado pago será de 40% sobre o produto.
A cota de compras em 300 dólares também está sendo discutida na implantação das lojas francas em Foz do Iguaçu. É este o valor que as autoridades envolvidas querem manter. Mas, o valor ainda está na mesa de debates e se caso nenhuma decisão for tomada dentro de um ano, aí a cota volta a ser de 150 dólares.
Fonte: Catve