106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Itaipu Binacional e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) firmaram, na ultima terça-feira (03), no escritório da empresa, em Curitiba, um convênio para a realização do Programa de Educação Continuada, voltado ao desenvolvimento de competências dos gestores e técnicos das áreas de saúde, educação e gestão dos 399 municípios paranaenses cobertos pela AMP.
O programa está estruturado em três pilares: Gestão Educacional, Capacitação em Saúde e Governança Municipal. A execução se dará por meio do desenvolvimento de projetos de capacitação técnica e orientação aos profissionais, e compreende investimentos de cerca de R$ 4,9 milhões ao logo dos próximos 18 meses.
Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, a parceria firmada demonstra a sintonia entre a binacional e as necessidades dos municípios representados pela AMP.
Na avaliação do diretor, o objetivo dessa iniciativa é dar mais subsídios a gestores e técnicos municipais para que possam cumprir com as suas responsabilidades, de modo a otimizar a aplicação dos recursos públicos.
Para o prefeito de Coronel Vivida Frank Ariel Schiavini, presidente da AMP, o protagonismo da associação e da Itaipu, a partir desta parceria, é o começo de um novo processo de desenvolvimento da Educação, Saúde e Governança no Estado. Ainda de acordo com ele, essa parceria amplia não somente a responsabilidade da Itaipu com esse importante gesto social com os paranaenses, mas também possibilita a AMP, oferecer essa capacitação técnica a todos os municípios. (ouça áudio abaixo)
Os projetos
O Projeto de Capacitação em Saúde, pretende ampliar o acesso dos municípios aos principais e mais recentes entendimentos dos órgãos de controle – essenciais para que as instituições funcionem e para que a sociedade exija a efetiva prestação dos serviços de saúde.
No que se refere à Gestão Educacional, o objetivo é proporcionar apoio técnico por meio da capacitação dos gestores no processo de acompanhamento e execução do Plano de Ações Articuladas (PAR).
Já o Projeto de Governança Municipal tem como meta desenvolver competências técnicas e de liderança dos gestores das prefeituras, por meio de ações de capacitação e desenvolvimento em sala de aula e fora dela, nas modalidades presencial e/ou à distância.
O projeto tira proveito da experiência bem-sucedida da Itaipu em sua região de influência. A metodologia busca desenvolver competências em gestão e liderança desde os prefeitos, passando pelos secretários municipais até chegar aos técnicos dos municípios.
Fonte: Assessoria