106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os Correios e a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP) assinaram, na ultima sexta-feira (29), o acordo de cooperação técnica para que a empresa auxilie no recadastramento de pescadores artesanais. A iniciativa será realizada nas agências dos Correios, uma vez que a empresa está presente em todos os 5.570 municípios brasileiros.
O recadastramento terá início no município de Pinheiros (MA), como teste piloto, para que os Correios possam se adaptar ao novo serviço antes de oferecê-lo em toda sua rede de atendimento.
Por conta de fraudes encontradas no pagamento desse benefício, a SEAP não estava emitindo autorizações de pesca desde 2015 e, em alguns estados, o pagamento estava suspenso, impactando econômica e socialmente a vida do profissional.
O Presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Paraná Taciano Cesar Freire Maranhão, disse que esta preocupado com o novo sistema implantado, segundo ele falta informações, como por exemplo, se haverá um cruzamento de dados das pessoas que realizarem o recadastramento nos Correios, o que segundo ele evitaria fraudes, e consequentemente impactos, sociais, econômicos e ambientais para o setor. (áudio abaixo)
No inicio do ano, o presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Paraná e da Colônia de Pescadores Z1 de Paranaguá, Edmir Manoel Ferreira, destacou que num período recente, houve um aumento de associações no Brasil, e consequentemente um aumento excessivo nos gastos com o seguro-defeso, saltando de um valor de menos R$ 1 bilhão para quase R$ 3 bilhões.
Segundo Edmir, o Governo Federal então percebeu que tinha coisa errada e incumbiu as associações e colônias a ajudarem e evitar qualquer tipo de fraude. Para o presidente da Federação, não adianta ter uma colônia de pesca com 5 mil cadastrados, mas esse não ser o número real de quem vive de fato da pesca. 'Temos que levar a coisa a sério. Estamos sendo pressionados. Todo mundo quer fazer carteira, mas ela só pode ser concedida a quem tem direito'. Disse Edmir na ocasião.
Fonte: Enio Manoel com inf. folhadolitoral