106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Conselho Regulador da IG Mel do Oeste, retomou as reuniões periódicas para alinhar ações, processos e procedimentos de ampliação de implementação do Regulamento de Uso e normas técnicas relacionadas à manutenção do que é exigido. A Indicação Geográfica – IG, foi concedida à Cooperativa Agrofamiliar Solidária - Coofamel em 2017, porém, para ter eficácia demanda de cumprimento à normatização legal. Dentre as estratégias para estimular o entendimento e adesão em busca do selo IG, deve ser oferecido um preço maior aos produtores certificados.
As reuniões do Conselho Regulador, servem para definir estes e outros detalhes. De acordo com o consultor do Sebrae, Emerson Durso, novos desafios surgem a cada dia, dentre eles a promoção do produto IG, como vai se lançar o produto no mercado e detalhes de implantação do conselho para avaliação dos produtores.
Durso ressalta o estímulo à produção do mel de Jataí, que também é detentor da Indicação Geográfica. É importante que os produtores entendam a importância da IG, e o que ele precisa fazer para receber o selo, segundo Durso. (Áudio 1)
Seis seminários com produtores serão feitos neste ano para tratar sobre o assunto. Segundo o presidente da Coofamel, Wagner Gazziero, deve-se aproveitar as reuniões regionais das associações de apicultores e meliponicultores para divulgar o regulamento de uso e normas técnicas.
Os produtores que tiverem o selo de indicação geográfica receberão mais por quilo do produto, segundo Gazziero. Paralelamente, deve ser feito um trabalho com as prefeituras da região para incluir a IG nas divulgações dos municípios.
A normatização deve passar pelo Conselho Regulador, uma governança com a participação de diferentes parceiros como Itaipu Binacional, Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e Prefeitura de Santa Helena, segundo detalha o presidente da Coofamel, Wagner Gazziero. (Áudio 2)
Fonte: Elder Boff com inf. assessoria