106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Através da Secretaria de Assistência Social, o município de Medianeira realizou um levantamento sobre número e situação dos imigrantes haitianos que hoje residem e trabalham no município. E os números apresentados confirmaram que 84 são residentes no município, sendo que 91% deles estão com documentação em dia e estão concentrados nos bairros Itaipu e São Cristóvão. Os haitianos deixam sua pátria devido as condições econômica e social de um país que vive em extrema pobreza e assolado por terremotos e furacões, região do caribe muito atingida por esse tipo de eventos.
A pesquisa foi realizada pela Internacionalista Andréia Barcellos, especialista em Diretos Humanos e Imigração, a convite do município de Medianeira.
Na tarde de segunda-feira (09), uma audiência pública na Câmara de Vereadores apresentou o relatório que depois foi debatido entre os presentes. Sobre a pesquisa, Andréia Barcellos comentou que o objetivo é buscar melhor qualidade de vida junto ao sistema público.
ANDREIA BARCELLOS
O encontro também contou com a presença de representantes de outros municípios, OAB, Paróquia de Medianeira e clubes de serviço. Também presente, o professor de Sociologia e pesquisador da UNILA, Júlio da Silveira Moreira, abordou sobre a questão da imigração, não apenas no caso específico sobre haitianos, mas também sobre os migrantes de países vizinhos, como Argentina e Paraguai.
JÚLIO DA SILVEIRA MOREIRA
Fonte: João Hermes