Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PTI quer ampliar a geração de negócios por meio da Incubadora Santos Dumont

Desafio foi discutido em treinamento de gestores e técnicos do Parque Tecnológico nos Estados Unidos e apresentado em reunião com a diretoria do PTI

  • 10/07/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
PTI quer ampliar a geração de negócios por meio da Incubadora Santos Dumont

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) quer ampliar a geração de negócios por meio da Incubadora Santos Dumont, e atrair mais empresas e projetos para o processo de incubação. O desafio foi discutido em um treinamento de gestores e técnicos do Parque, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e apresentado para a diretoria do Parque, que aposta no crescimento deste setor.

De 2006 até agora, o volume de negócios gerado com a Incubadora do PTI é de R$ 51 milhões, o que mostra um forte potencial do Parque em fomentar negócios, dando suporte ao desenvolvimento de empresas e as ajudando a serem inseridas no mercado e se manterem competitivas.

O treinamento realizado pelos gestores e técnicos do PTI trouxe a Foz do Iguaçu o desafio, ainda maior, do Parque transformar-se em um ambiente de desenvolvimento sustentável de negócios e geração de riquezas. De 18 a 22 junho, a equipe esteve imersa em palestras, orientações e discussão na Los Angeles Cleantech Incubator (LACI), uma das 10 melhores incubadoras do mundo.

Foram cinco dias em contato com boas práticas de incubação, aceleração de empresas e empreendedorismo, experiência também compartilhada com o Consulado Geral do Brasil em Los Angeles, e apresentada ao diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado e ao diretor técnico do Parque, Claudio Issamy Osako, que avaliaram positivamente a participação do grupo no treinamento internacional.

 “O PTI vem, ao longo dos últimos anos, ultrapassando barreiras importantes, cumprindo metas e entregas à Itaipu Binacional, mostrando que é possível crescer e apresentar bons resultados. Agora, estamos vivendo uma nova etapa, um terceiro ciclo, que é de desafio para geração de mais negócios, transformando o Parque, além de todas as potencialidades que já têm, em um ambiente empresarial para geração de negócios. Queremos apostar mais nas incubadas e criar um modelo de relacionamento com essas empresas”, defende Osako.

Para o diretor superintendente, esse é um desafio importante ao Parque, mas, para isso, será preciso ampliar a relação do PTI com a comunidade, envolvendo cada vez mais a sociedade nas ações do PTI. “Precisamos estar mais inseridos na comunidade, pensando daqui alguns anos e trabalhando no fomento desses negócios, sejam regionais ou internacionais, de modo sustentável”, avaliou Callado.

Empresas

Atualmente a Incubadora Santos Dumont têm 12 empresas incubadas, que recebem acompanhamento de gestão em Foz do Iguaçu, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Capitão Leônidas Marques.

 

Edital

O edital para novo processo de incubação ainda está aberto e encerra no dia 15 de julho. Para participar, basta ter um projeto inovador e fazer a inscrição gratuitamente pelo endereço: (radar.pti.org.br/inscricao).

Se o projeto for selecionado, entrará para o processo de incubação que pode durar até três anos, com auxílio para o desenvolvimento da proposta e entrada no mundo dos negócios.

Fonte: Assessoria