Chegou a 30 o número de cidade em situação de epidemia de dengue no Paraná, de acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (8) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Em uma semana, 12 novos municípios foram classificados como epidêmicos, e quase dois mil novos casos da doença foram confirmados.
Com as novas confirmações, chegou a 10.663 o número de casos de dengue no estado desde agosto de 2015, a partir de quando é contabilizado o período epidemiológico. Dos 399 municípios do estado, 258 já tiveram confirmações de casos de dengue. Destes, 191 tiveram casos autóctones, ou seja, adquiridos na própria cidade.
Entraram na lista de cidades com epidemia: Planalto, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Tuneiras do Oeste, Colorado, Sarandi, Centenário do Sul, Ibiporã e Leópolis.
Os municípios se juntam aos 18 que já eram considerados epidêmicos há uma semana: Rancho Alegre, Santo Antônio do Paraíso, Mamborê, Cambará, Munhoz de Melo, Itambaracá, Guaraci, Assaí, e Jataizinho, no norte; Nova Aliança do Ivaí, Santa Isabel do Ivaí e Tapira, no noroeste; Foz do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Helena e Medianeira no oeste; e Paranaguá, no litoral.
Para um município estar em epidemia, é levado em consideração o número de casos de dengue registrados na cidade ??? no caso de mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes, já é considerada situação epidêmica.
Foram confirmadas ainda duas novas mortes, uma em Antonina e uma em Paranaguá, o que leva o número de óbitos a 15, segundo a secretaria. Nos sete meses, foram 11 mortes em Paranaguá, duas em Foz do Iguaçu, uma em Antonina e uma em Curitiba.
Zika
Foram registrados ainda mais 20 novos casos de vírus da zika, chegando a 111 confirmações. Deste total, 56 são autóctones, que são aqueles contraídos dentro do município, e 55 importados de outros locais.
Chikungunya
O Paraná tem 28 casos de chikungunya, três autóctones e 25 importados. Os casos autóctones são dos municípios de Mandaguari e Rancho Alegre, ambos na região norte do estado, e Pitanga, na região central.
Fonte: G1