106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No Paraná, os produtores rurais iniciaram a colheita da safrinha de milho com duas preocupações: a quebra consolidada na produção e a estocagem do cereal. De acordo com dados do Deral, a expectativa é de uma safra abaixo de 10 milhões de toneladas devido à interferência climática.
Segundo o presidente da Aprosoja Paraná, Márcio Bonesi, a colheita do milho inicial já registra perda de 20% a 30% em relação ao ciclo anterior. No caso da estocagem do cereal, a preocupação é decorrente do impasse do tabelamento do frete que fez com que muitas cooperativas e produtores não conseguissem escoar a soja, já comercializada. Segundo Bonesi a Aprosoja é contra a medida de tabelamento do frete, pois ela repassa o custo para o produtor rural.
Marcio Bonesi destacou outra preocupação do setor rural: trata-se do projeto que regula o registro de defensivos agrícolas, segundo ele, muitas inverdades têm sido divulgadas na mídia. Para ele, o substitutivo visa dar celeridade e transparência aos registros de pesticidas, permitindo a disponibilização, com segurança, dos produtos necessários à agricultura. Márcio pede o apoio dos produtores rurais para que o projeto seja aprovado no plenário da Câmara. (ouça áudio abaixo)
Além dessas preocupações os produtores também estão apreensivos com o atraso na entrega dos fertilizantes da safra de verão. O cenário pode afetar a produtividade das lavouras de soja. O Paraná é o primeiro a iniciar o plantio da oleaginosa, com a liberação para a semeadura já no dia 10 de setembro.
Fonte: Enio Manoel