Policiais militares cumpriram uma ordem de reintegração de posse de um terreno que pertence à prefeitura de Santa Tereza do Oeste, no Paraná, na manhã desta quinta-feira (17). A ação teve o reforço de ao menos 400 policiais do Batalhão de Fronteira (BPFron), da Tropa de Choque e de outros batalhões da região. As famílias foram cadastradas pelos policiais.
As cerca de 70 famílias que viviam na área, próximo à Vila Operária, na área rural da cidade, há cerca de seis meses tiveram que deixar o local. Algumas famílias desmontaram os barracos e recolheram os pertences para a mudança. Outras abandonaram.
Ainda durante a manhã, os invasores foram até a prefeitura para tentar falar com o prefeito Amarildo Rigolin, mas não foram recebidos. Depois foram até o escritório do vice-prefeito. Eles exigem um local para onde possam ser transferidos e alegam que receberam promessas do prefeito de que receberiam terrenos e casas.
???Aquele terreno eu comprei em 2009 e fiz uma doação para a Cohapar para a construção de casas populares. Mas este convênio demorou e decidi retomar esta área e abrimos para o loteamento por R$ 1 o metro quadrado por meio de uma lei que nós temos de incentivo à moradia. Dezoito famílias fizeram a inscrição legalizada na prefeitura. O restante não tem???, justificou Rigolin ao explicar que apenas as famílias regularizadas poderão retornar à área após a reintegração de posse.
Fonte: G1