106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O nome da doença assusta. Os números também: segundo uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 1,2 milhão de novos casos devem surgir no país entre 2018 e 2019. Só neste ano, a estimativa é que surjam 582 mil novos casos – 300 mil em homens e 282 mil em mulheres.
Entre os homens, o segundo tipo mais comum é o de próstata, depois do câncer de pele não melanoma, que também é o mais comum entre as mulheres, seguido pelo de mama.
Um dos maiores desafios na luta contra a doença resume-se a uma palavra: prevenção. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 95%. Desafio que passa por conscientização e, principalmente, pelo acesso à informação e à saúde.
Quem trabalha ou mora em locais distantes dos grandes centros encontra algumas barreiras quando o assunto é prevenção do câncer.
Para garantir o acesso dos trabalhadores aos exames de forma ágil, sem precisar se deslocar ou ausentar-se do trabalho, o programa Cuide-se + Prevenção do Câncer, iniciativa do Sistema Fiep por meio do Sesi, transforma a prevenção em uma realidade.
Nesse programa, três unidades móveis com profissionais da área percorrem todo o estado realizando gratuitamente uma série de exames preventivos como: papanicolau, mamografia entre outros. Na última semana, mais de 80 mulheres que trabalham nas indústrias de moda infantil em Guaíra, receberam o atendimento social da indústria, no caminhão Cuide-se mais SESI .
A representante do SESI Toledo, Luciana Linberg, destacou a importância e o objetivo do programa.(ouça áudio abaixo)
O trabalho não acaba só com a realização dos exames. Quando necessário, o Sesi auxilia no encaminhamento dos pacientes para hospitais e especialistas da região, entre eles o Ceonc em Cascavel e o Opecan em Umuarama.
O serviço é contratado pelas empresas e também pode fazer parte do calendário de ações de saúde e segurança no trabalho de sindicatos e prefeituras. O agendamento é feito pelos pontos administrativos do Cuide-se + Prevenção do Câncer em Curitiba, Francisco Beltrão e Maringá, com equipes que fazem os roteiros das unidades móveis nas regiões da capital, Campos Gerais, Oeste, Sudoeste, Norte e Noroeste do estado.
Fonte: Enio Manoel