Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Após contrair meningite bacteriana, criança de quatro anos morre no PR

Após contrair meningite bacteriana, criança de quatro anos morre no PR

Uma criança de quatro anos morreu nesta terça-feira (24), em Umuarama, após contrair meningite bacteriana. O menino estava internado com sintomas clássicos da meningite: febre, dor de cabeça constante e rigidez na nuca.

De acordo com Laiz Gomes, chefe da Vigilância Epidemiológica da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, enquanto a criança estava internada foi coletado dados para análise. O resultado do exame apontará com qual dos quatro tipos de bactérias a criança foi infectada.

Laiz informa que foi realizado o bloqueio em Pérola e os familiares e pessoas que tiveram contato direto com o menino receberam medicação preventiva.

Casos na região

A Vigilância Epidemiológica da 12ª Regional já registrou 35 casos de meningite neste ano nos 21 municípios da sua área de abrangência. De acordo com Laiz, a maioria dos casos se refere a meningite do tipo viral – considerada mais comum e menor perigosa. Este é o primeiro óbito pela doença confirmado em 2018 da Regional.

Prevenção

Além da ida rápida aos serviços de saúde ao se perceber os sinais e sintomas sugestivos de meningite (febre acompanhada de dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele), a prevenção da doença conta com a quimioprofilaxia dos contatos próximos e a vacinação. A quimioprofilaxia está indicada somente para os contatos próximos dos casos suspeitos de Doença Meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae tipo b.

A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença, e as vacinas contra as bactérias são sorogrupo ou sorotipo especificas.

Fonte: OBemDito/Massa News