106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma criança de quatro anos morreu nesta terça-feira (24), em Umuarama, após contrair meningite bacteriana. O menino estava internado com sintomas clássicos da meningite: febre, dor de cabeça constante e rigidez na nuca.
De acordo com Laiz Gomes, chefe da Vigilância Epidemiológica da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, enquanto a criança estava internada foi coletado dados para análise. O resultado do exame apontará com qual dos quatro tipos de bactérias a criança foi infectada.
Laiz informa que foi realizado o bloqueio em Pérola e os familiares e pessoas que tiveram contato direto com o menino receberam medicação preventiva.
A Vigilância Epidemiológica da 12ª Regional já registrou 35 casos de meningite neste ano nos 21 municípios da sua área de abrangência. De acordo com Laiz, a maioria dos casos se refere a meningite do tipo viral – considerada mais comum e menor perigosa. Este é o primeiro óbito pela doença confirmado em 2018 da Regional.
Além da ida rápida aos serviços de saúde ao se perceber os sinais e sintomas sugestivos de meningite (febre acompanhada de dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele), a prevenção da doença conta com a quimioprofilaxia dos contatos próximos e a vacinação. A quimioprofilaxia está indicada somente para os contatos próximos dos casos suspeitos de Doença Meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae tipo b.
A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença, e as vacinas contra as bactérias são sorogrupo ou sorotipo especificas.
Fonte: OBemDito/Massa News