106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná emitiu esta semana um alerta a nove prefeituras paranaenses que registraram gasto excessivo com a folha de pagamento.
Duas são da região oeste: Toledo e Cascavel. Também estão na lista, os municípios de Ibiporã, Floresta, Telêmaco Borba, Corumbataí do Sul, Guarapuava, Sarandi e Borrazópolis.
O máximo permitido de gasto com pessoal, o chamado índice prudencial, é de 54% e todas as prefeituras citadas estão com gastos muito próximo do limite.
Conforme o TCE, no primeiro quadrimestre, Cascavel gastou mais que 48,6% da receita corrente líquida com o pagamento de salários. Isso corresponde a 90% do limite prudencial. Já em Toledo, o percentual é um pouco maior. Os gastos chegaram a 51,3%, o que corresponde a 95% do permitido.
No departamento de recursos humanos da Prefeitura de Cascavel, o alerta não é surpresa. Medidas para baixar este percentual para este quadrimestre já estão sendo adotadas desde o início do ano. A mais recente é a redução pela metade no pagamento de horas extras.
Atualmente, a folha de pagamento em Cascavel é de R$ 1 milhão. Por ora, a administração não prevê novas medidas, como corte de salários dos secretários. No mês de julho, o percentual registrado com folha de pagamento é de 49,09%.
Fonte: Catve