A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) liberou R$ 1,85 milhão em recursos de caráter emergencial para os 58 municípios mais prejudicados pelas chuvas, que atingem o estado desde outubro do ano passado. O anúncio da liberação da verba foi feito na quarta-feira (9).
Os recursos são para comprar óleo diesel, a fim de que os municípios restabeleçam a trafegabilidade de pontos críticos em estradas rurais, segundo a Seab.
A medida foi determinada pelo governador Beto Richa (PSDB) e, de acordo com o secretário da pasta, Norberto Ortigara, o repasse deve ser feito de forma simplificada para agilizar o atendimento. "O repasse será efetivado por meio de convênios e as obras terão todo o acompanhamento dos fiscais da secretaria da Agricultura e do Abastecimento", afirma.
A medida é válida aos municípios que tiveram o decreto de situação de emergência ou de calamidade pública. Conforme a secretaria, os convênios devem ser assinados nos próximos dias.
Máquinas em ação
Segundo Ortigara, com a disponibilidade de óleo diesel, as prefeituras podem colocar suas máquinas em ação nas estradas mais danificadas, muitas comprometidas pelo excesso de chuvas.
"A ação vai permitir o andamento do escoamento da safra, do transporte escolar e do trânsito das pessoas que vivem nas áreas rurais", afirma.
Os municípios atendidos estão concentrados nas regiões norte, norte pioneiro e noroeste do estado, onde os danos com as chuvas foram maiores e os prejuízos provocam grande impacto na economia paranaense.
"Temos o apelo de outros municípios também, mas, por enquanto, o atendimento está priorizando os mais prejudicados", explica.
Municípios
Serão atendidos com o apoio emergencial para compra de óleo diesel as seguintes cidades:
- Alto Paraná;
- Amaporã;
- Apucarana;
- Arapongas;
- Assaí;
- Atalaia;
- Bandeirantes;
- Bom Jesus do Sul;
- Califórnia;
- Cambé;
- Colorado;
- Cornélio Procópio;
- Cruzeiro do Sul;
- Farol;
- Figueira;
- Grandes Rios;
- Guairacá;
- Guaporema
- Ibaiti;
- Ibiporã;
- Jaboti;
- Jaguariaiva;
- Jataizinho;
- Kaloré;
- Londrina;
- Mandaguaçu;
- Manfrinópolis;
- Marilândia do Sul;
- Marilena;
- Nova Esperança;
- Paraíso do Norte;
- Paranacity;
- Paranavaí;
- Pinhalão;
- Presidente Castelo Branco;
- Reserva;
- Rio Bom;
- Rio Negro;
- Rolândia;
- Rondon;
- Sabaudia;
- Salgado Filho;
- Salto do Itararé
- Santa Fé;
- Santana do Itararé;
- Santo Antonio do Sudoeste;
- São Jerônimo da Serra;
- São José da Boa Vista;
- São Tomé;
- Sapopema;
- Siqueira Campos;
- Tamarana;
- Tapejara;
- Tapira;
- Terra Rica;
- Tomazina;
- Uniflor;
- Wenceslau Braz.
Fonte: G1