106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Programa Escola 1000, criado pelo Governo Estadual do Paraná para acelerar a revitalização das escolas estaduais, está chegando à reta final com 700 obras iniciadas e muitas já concluídas. O investimento total é de R$ 100 milhões.
As escolas foram escolhidas pelos Núcleos Regionais de Educação, de acordo com as prioridades. Cada escola recebeu em média R$100 mil, depositados na conta de fundo rotativo, para projetos de reforma.
Em sua maioria, foram, ou estão sendo realizadas, obras de pintura, revitalização de rebocos, construção de muros, salas de aula, consertos de telhados, calhas, adequação da rede elétrica e hidráulica entre outros serviços.
Segundo o Prof. Léo Inácio, chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, os municípios atendidos pela regional foram contemplados com reformas em 33 escolas, destas, 14 já concluíram as obras.(áudio abaixo)
O dinheiro da Escola 1000 foi depositado direto na conta da escola, e quem decidiu o que deveria ser feito nos colégios foi a própria comunidade escolar, com a participação de engenheiros dos Núcleos de Educação, que ajudaram na decisão do que era prioridade no momento.
Fiscais da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e da Predi (Paraná Edificações) ajudam na fiscalização das obras.
Fonte: Enio Manoel