Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Municípios do Oeste terão modelo único de portal da transparência

Três órgãos foram escolhidos para um projeto-piloto: a câmara de vereadores de Santa Terezinha de Itaipu e as prefeituras de Foz do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste.

  • 31/07/2018
  • Foto(s): Imagem Ilustrativa
  • Região
Municípios do Oeste terão modelo único de portal da transparência

As câmaras de vereadores e as prefeituras de 17 municípios do Oeste paranaense passarão a adotar um modelo único de portal de transparência, criado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) a partir de parceria estabelecida com o Ministério Público do Paraná.

Ao fiscalizar se os portais de transparência de prefeituras e câmaras da comarca estavam cumprindo as exigências legais, o núcleo de Foz do Iguaçu do Gepatria – Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (órgão do MPPR) constatou diversas deficiências, como a existência de dados desatualizados e informações de difícil acesso.

Constatando as dificuldades que os órgãos públicos tinham para cumprir os TACs, a 6ª Promotoria de Justiça iniciou esforços, em 2016, para a criação de parcerias que possibilitassem não apenas a fiscalização, mas o suporte aos municípios. Em 7 de junho de 2017, foi firmada parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, que fez um diagnóstico da situação dos portais e passou a trabalhar na criação de um modelo padronizado para os portais da transparência, a ser utilizado pelas câmaras e prefeituras, de modo a oferecer informações acessíveis e disponibilizadas em tempo real.

A promotora de Justiça da Comarca de Santa Helena, Marina Zilberknop Mendes, explica o objetivo desta ação. ÁUDIO 01

Abrangência – o projeto criado pela parceria entre a 6ª Promotoria de Justiça de Foz do Iguaçu, o núcleo local do Gepatria e o PTI abrange as comarcas que integram o Gepatria de Foz do Iguaçu: Santa Helena, Capitão Leônidas Marques, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Matelândia e Foz do Iguaçu. Serão contemplados os 17 municípios pertencentes a essas comarcas, que, além dos citados municípios-sede, inclui os seguintes: Santa Lúcia, São José das Palmeiras, Diamante do Oeste, Boa Vista da Aparecida, Missal, Ramilândia, Céu Azul, Itaipulândia, Serranópolis do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste e Santa Terezinha de Itaipu.

Três órgãos foram escolhidos para um projeto-piloto: a câmara de vereadores de Santa Terezinha de Itaipu e as prefeituras de Foz do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste, conforme destaca a promotora Marina Zilberknop Mendes. ÁUDIO 02

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria MP