106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Helena, por meio do Departamento de Endemias e Vigilância em Saúde, alerta a população sobre os cuidados no combate ao mosquito aedes aegytpi, o qual está com índice acima do preconizado.
Conforme dados repassados pela secretaria, em janeiro de 2018 o levantamento do líra no município apontou 15,3% de índice larval, o que acendeu uma preocupação enorme quanto ao combate do mosquito vetor. Já no último líra desenvolvido entre os dias 02 à 07 de julho, houve uma baixa, sendo registrado 4,1%, quando o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é 1%.
Segundo o Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Gilmar Muller, mesmo com a baixa no índice larval, a população deve se conscientizar nas ações de combate ao mosquito, verificando os locais que mais acumulam água parada, como calhas, caixas d’águas, pneus e vasos de plantas.
Conforme o Coordenador de Endemias Leonor Cattani, pontos estratégicos são desenvolvidos pelos agentes de endemias, locais estes como borracharias, depósitos de veículos, construções e diversos outros pontos. Mesmo com todo o trabalho desenvolvido, é necessário que a população contribua com as ações de combate ao mosquito, principalmente recebendo os agentes em suas residências.
Nos próximos dias, ações de combate ao mosquito como arrastões de limpeza devem ser realizadas na cidade e nos distritos, com o objetivo de reduzir o índice larval no município de Santa Helena.
Fonte: Andrea dos santos /assessoria