Foi realizado nesta sexta-feira (11) o sorteio que definiu os grupos dos torneios de basquete feminino e masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Contando com a sorte, a seleção brasileira feminina irá enfrentar adversários mais fáceis em comparação a seleção masculina, que terá pela frente fortes rivais como Espanha, Lituânia e Argentina.
Aparentemente o Brasil se deu bem no sorteio que definiu os adversários da seleção de basquete feminino na fase de grupos das Olimpíadas do Rio de Janeiro. O time do técnico Antonio Carlos Barbosa não irá enfrentar os Estados Unidos nesse estágio inicial do torneio e terá pela frente Japão e Austrália. Os outros três adversários do Brasil no Grupo A ainda serão conhecidos, já que as vagas remanescentes serão preenchidas pelas equipes que garantirem as melhores colocações no Pré-Olímpico Mundial.
O primeiro, terceiro e quinto colocado do Pré-Olímpico integrarão o Grupo do Brasil. Já pelo Grupo B, ficarão o segundo e o quarto colocado do torneio, ao lado da seleção norte-americana, Senegal, Canadá e Sérvia. Serão 12 o número de países que participarão da competição qualificatória para os Jogos Olímpicos: Argentina, Bielorrússia, Camarões, China, Cuba, França, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Nigéria, Espanha, Turquia e Venezuela. O torneio acontece entre os dias 13 e 19 de junho, em Nantes, na França.
Já no sorteio do basquete masculino o Brasil não teve a mesma sorte e, apesar de não enfrentar os Estados Unidos na primeira fase, terá pela frente a Espanha, atual vice-campeã olímpica, e Lituânia, outra forte seleção europeia no Grupo B. Para completar, o time do técnico Rubens Magnano encara os rivais argentinos, a Nigéria e o vencedor do Pré-Olímpico 3, onde Grécia, Irã, México, Croácia, Itália e Tunísia disputarão uma vaga.
No Grupo A os Estados Unidos, grande favorito para a conquista da medalha de ouro, não devem ter muitas dificuldades para avançar, já que enfrentam a Austrália, China e Venezuela, além dos vencedores do Pré-Olímpico 1 e 2. No primeiro, disputarão por uma vaga Angola, Porto Rico, Sérvia, República Tcheca, Japão e Letônia. Já no segundo Canadá, Senegal, Turquia, França, Nova Zelândia e Filipinas serão as seleções que lutarão para estarem nos Jogos Olímpicos.
O torneio de basquete das Olimpíadas do Rio de Janeiro está programado para começar no dia 6 de agosto e termina no dia 21 do mesmo mês, com a final masculina acontecendo um dia depois da final feminina.
Confira as chaves dos Jogos Olímpicos:
Masculino
Grupo A
POM1
EUA
Venezuela
POM 2
China
Austrália
Feminino
Grupo A
POM 5*
Japão
Brasil
Austrália
POM 3
POM 1
Grupo B
Canadá
POM 4
Estados Unidos
Senegal
Sérvia
POM 2
Torneio Pré-Olímpico Mundial Masculino
Sede: Turim (Itália)
Data: 4 a 9 de julho
Grupo A: Grécia, Irã e México
Grupo B: Croácia, Itália e Tunísia
Sede: Belgrado (Sérvia)
Data: 4 a 9 de julho
Grupo A: Angola, Porto Rico e Sérvia
Grupo B: Japão, Letônia e República Tcheca
Sede: Manila (Filipinas)
Data: 5 a 10 de julho
Grupo A: Canadá, Senegal e Turquia
Grupo B: Filipinas, França e Nova Zelândia
Torneio Pré-Olímpico Mundial Feminino
Sede: Nantes (França)
Data: 13 a 19 de junho
Grupo A: Cuba, França e Nova Zelândia
Grupo B: Argentina, Camarões e Turquia
Grupo C: Bielorrússia, Coreia e Nigéria
Grupo D: China, Espanha e Venezuela
Fonte: Gazeta Esportiva