Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estudo aponta eficácia do canabidiol em pacientes com mal de Parkinson

Na região, pesquisadores da Unila estão fazendo um trabalho junto à Associação Medianeirense de Portadores de Parkinson

  • 05/08/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Estudo aponta eficácia do canabidiol em pacientes com mal de Parkinson

Uma pesquisa recente sobre o uso medicinal do canabidiol (CDB) mostrou que essa substância extraída da maconha pode ser eficaz no tratamento de pacientes com mal de Parkinson.  O estudo foi publicado em outubro na revista "Journal of Psycopharmacology", da Associação Britânica de Farmacologia.

O CDB é uma substância existente na folha da Cannabis Sativa - a maconha - que, de acordo com pesquisadores, não causa efeitos psicoativos ou dependência. O elemento possui estrutura química com grande potencial terapêutico neurológico, ou seja, pode ter ação ansiolítica (que diminui a ansiedade), antipsicótica, neuroprotetora, anti-inflamatória, antiepilética e agir nos distúrbios do sono.

O mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa que provoca tremores nas extremidades do corpo. Geralmente, 50% dos pacientes desenvolvem quadros de alteração cognitiva.

Na região, pesquisadores da Unila estão fazendo um trabalho junto à Associação Medianeirense de Portadores de Parkinson, e muito brevemente começarão a utilizar também o CDB nesses pacientes. A AMPP não recebe apenas moradores locais nesse trabalho. Há inclusive portadores de Parkinson de Curitiba que devem entram nessa pesquisa. O professor Doutor Elton Gomes da Silva, médico e pesquisador da Unila, especialista em Neuro, vem constantemente acompanhando o trabalho da AMPP e explica a fase em que se encontra esse trabalho.

Fonte: João Hermes