106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma pesquisa recente sobre o uso medicinal do canabidiol (CDB) mostrou que essa substância extraída da maconha pode ser eficaz no tratamento de pacientes com mal de Parkinson. O estudo foi publicado em outubro na revista "Journal of Psycopharmacology", da Associação Britânica de Farmacologia.
O CDB é uma substância existente na folha da Cannabis Sativa - a maconha - que, de acordo com pesquisadores, não causa efeitos psicoativos ou dependência. O elemento possui estrutura química com grande potencial terapêutico neurológico, ou seja, pode ter ação ansiolítica (que diminui a ansiedade), antipsicótica, neuroprotetora, anti-inflamatória, antiepilética e agir nos distúrbios do sono.
O mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa que provoca tremores nas extremidades do corpo. Geralmente, 50% dos pacientes desenvolvem quadros de alteração cognitiva.
Na região, pesquisadores da Unila estão fazendo um trabalho junto à Associação Medianeirense de Portadores de Parkinson, e muito brevemente começarão a utilizar também o CDB nesses pacientes. A AMPP não recebe apenas moradores locais nesse trabalho. Há inclusive portadores de Parkinson de Curitiba que devem entram nessa pesquisa. O professor Doutor Elton Gomes da Silva, médico e pesquisador da Unila, especialista em Neuro, vem constantemente acompanhando o trabalho da AMPP e explica a fase em que se encontra esse trabalho.
Fonte: João Hermes