O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Medianeira foi certificado com ???desempenho muito acima da média??? no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-CEO), do Ministério da Saúde, recebendo 100% (cem por cento) do incentivo PMAQ-CEO e Recontratualização.
Em todo o estado somente existem 17 CEOs tipo II, sendo que apenas 7 conquistaram a melhor avaliação, sendo que da região Oeste somente o CEO de Medianeira conseguiu atingir a nota máxima.
O objetivo do PMAQ-CEO, entre outros, é estimular a efetiva mudança do modelo de atenção em saúde bucal e a orientação dos serviços em função das necessidades e da satisfação dos usuários. O programa avalia o desempenho dos CEOs e repassa mais recursos para os serviços que cumprem os padrões de qualidade pactuados.
A Avaliação Externa do PMAQ-CEO foi realizada pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal em parceria com Instituições de Ensino. Nessa etapa, um grupo de avaliadores da qualidade, selecionados e capacitados pelas IEP, aplicou instrumentos para verificação de padrões de acesso e qualidade alcançados pelos profissionais e pela gestão. Foram realizadas observações de infraestrutura do CEO, entrevista com o Gerente, com um cirurgião-dentista, com 10 usuários do CEO e verificação de documentos.
CEO MEDIANEIRA
O centro de Especialidade Odontológica é um serviço especializado que complementa o atendimento clínico das unidades básicas de saúde bucal. Portanto o CEO não é uma rede de urgência/emergência, mas sim uma unidade que oferece serviços de média complexidade que não são realizados em unidades básicas, por isso os pacientes saem da unidade com o dia e hora marcada para o atendimento no CEO.
Os serviços oferecidos pelo CEO estão:
-Cirurgia Oral (remoção de dentes inclusos ??????não irrompdos???)
-Diagnóstico de detecção de câncer bucal ???(biópsia de lesão bucal)
-Peridontia ???(tratamento e cirurgia gengival)
-Endodontia ???(tratamento de canal)
-Atendimento aos pacientes portadores de necessidades especiais. Atendimento aos pacientes da APAE,AMOA, toda a rede.
Fonte: Assessoria