Na tarde de ontem, quinta-feira, o Prefeito Miguel Bayerle recebeu em seu gabinete, os coordenadores do Projeto Viola Lindeira, que será implantado em parceria com a Itaipu Binacional e o Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG).
O projeto é fruto de convênio entre a Itaipu Binacional e o Instituto Viola Caipira, que visa formar músicos amadores e profissionais e professores de viola, e oferecer aulas de viola caipira para crianças e adolescentes, contribuindo para preservar essa marca caraterística da identidade cultural brasileira, que é a música de raiz, muito presente em nossa região.
O projeto terá três anos de duração e poderá ser renovado por igual período, dependendo da aceitação e do desempenho dos alunos. Os cursos serão ministrados por músicos experientes da Orquestra Paranaense de Viola Caipira, do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), reconhecida como uma das melhores do Brasil.
Poderão participar crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, devidamente matriculados na rede pública de ensino e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social. As aulas serão sem custo para o aluno e a contrapartida do município será a disponibilização do local e infraestrutura necessária para a realização das aulas.
Serão 40 alunos, divididos em 4 turmas de 10 alunos, com aulas um dia por semana, no contra turno escolar, sendo duas turmas pela manhã e duas turmas à tarde. Os instrumentos a serem utilizados serão fornecidos pelo Instituto Viola Caipira.
O projeto será coordenado pelo departamento de cultura que divulgará e as inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de março, data em que iniciam as aulas.
Fonte: Assessoria