106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter o horário de votação adotado nas ultimas eleições gerais realizadas em todo País. A decisão foi tomada após uma proposta para alterar o horário das eleições, que é das 8h às 17h, horário local em todas as unidades da federação.
A proposta de alteração do horário foi analisada e descartada pelos técnicos do TSE. Ao se pronunciar a respeito, a ministra Rosa Weber, que vai assumir a presidência da corte na próxima terça-feira (14), disse que manter a orientação trás menores dificuldades ou eventuais prejuízos para a realização do pleito. A ministra lembrou ainda, do efeito positivo do adiamento este ano, da entrada em vigor do horário de verão, que só vai acontecer depois do segundo turno das eleições.
O presidente do TSE Ministro Luiz Fux, explicou a decisão de manter os horários locais de votação. (áudio abaixo)
A decisão também abrangeu a manutenção do horário de divulgação dos resultados das eleições. A resolução do TSE, que trata dos atos preparatórios para as eleições, estabelece que os dados para o resultado para o cargo de Presidente da República, serão liberados somente a partir das 5h da tarde do fuso horário do Acre, que tem 2h de diferença para o fuso de Brasília.
Vale lembrar ainda, que o início do horário de verão esse ano foi adiado a pedido do TSE, justamente para não interferir no segundo turno das eleições. Com a mudança, o horário de verão em 2018 começará no dia 4 de novembro, uma semana após o segundo turno das eleições, marcado para 28 de outubro.
Fonte: Agência Rádio Web