Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Seis em cada dez crianças no Brasil vivem na pobreza, diz estudo da Unicef

Adolescentes negros tem mais direitos negados do que brancos

Seis em cada dez crianças no Brasil vivem na pobreza, diz estudo da Unicef

Um estudo inédito apresentado nesta terça-feira (14) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, constatou que 6 em cada 10 crianças brasileiras vivem na pobreza.


A Unicef considera pobre, em sua pesquisa, aqueles que estão privados de um ou mais direitos, como educação, informação, água, saneamento, moradia e proteção contra o trabalho infantil.


Ao todo são 32 milhões de meninos e meninas até os 17 anos, afetados pela pobreza no País. Adolescentes negros tem mais direitos negados do que brancos.
Entre as regiões, moradores do norte e nordeste, estão mais expostos a pobreza do que aqueles que vivem no sul e sudeste do País.


O coordenador do Programa de Qualidade de Políticas Públicas para a infância da Unicef, Mario Volp, explica que a pesquisa mostra que o País não pode investir de forma setorizada para acabar com o problema. (áudio abaixo)

O estudo mostrou ainda que 18 milhões de crianças no Brasil, ou seja, 34,3% do total, são afetados pela pobreza monetária e vivem com menos de R$ 346 per capita por mês na zona urbana e R$ 269 na zona rural.


Em comparação com 2005, os dados de 2015 mostram que a pobreza monetária na infância e na adolescência foi reduzida na última década. Porém, as múltiplas privações a que as crianças no Brasil estão submetidas "não diminuíram em igual proporção", diz o levantamento.

Fonte: Agência Brasil