Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dia D da campanha de vacinação contra sarampo e pólio será sábado (18)

A vacinação das duas doenças se tornou mais importante ainda por causa de surtos em outros países

Dia D da campanha de vacinação contra sarampo e pólio será sábado (18)

No próximo sábado (18), acontece o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Neste dia todas as Unidades de Saúde dos municípios brasileiros estarão abertas para realizar a vacinação das crianças. O horário de atendimento será das 8 às 16 horas. A campanha começou no último dia 6 e vai até o dia 31 de agosto. Todas as crianças de um a cinco anos, devem se vacinar.

Dados preliminares do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde mostram que quase 85 % das crianças ainda não foram vacinadas. Em todo o País, segundo os dados levantados pelo Ministério da Saúde, apenas 16% do público alvo foi vacinado entre os dias 6 e 14 de agosto.

O Ministro da Saúde Gilberto Ochi, reforça a necessidade dos pais estarem atentos a vacinação das crianças. (áudio abaixo)


No Paraná, na primeira semana da campanha foram aplicadas cerca de 84,5 mil doses da vacina contra o sarampo e outras 86,5 mil contra poliomielite. Os números correspondem a aproximadamente 14% das doses previstas para aplicação em todo o Estado.


O governo esperava um índice bem mais alto. Por isso, o Dia D é um incentivo para que os pais não deixem para vacinar seus filhos nos últimos dias da campanha. A vacinação das duas doenças se tornou mais importante ainda por causa de surtos em outros países. A vacina é a única forma de criar uma barreira para que as doenças não sejam reintroduzidas no país.


O Ministério da Saúde informou que até esta semana já foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas, onde mais 5,6 mil ainda estão em investigação. Roraima confirmou 296 casos, sendo que 17 deles são residentes da Venezuela. Outros 101 casos estão sendo investigados no estado. Seis pessoas morreram por sarampo nos dois estados este ano. Três das vítimas são estrangeiros. Casos de infecção pelo vírus do sarampo importados do país vizinho também foram identificados em São Paulo (11), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (12) e Pará (2).

Fonte: Agencia Brasil/Bem Paraná