106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O dia D da Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite, terminou com pelo menos 40% das crianças de 1 a 5 anos imunizadas em todo país.
No Paraná, segundo a Secretaria de Estado da Saúde a vacinação contra a paralisia infantil alcançou 38,15% e a cobertura contra o sarampo 37,66%. No Mato Grosso do Sul a cobertura ficou um pouco a baixo dos paranaenses, 35,44% das crianças foram vacinadas contra a pólio e 35,27% contra o sarampo.
Em todo país somente no ultimo sábado, foram aplicadas mais de 9 milhões de doses da gotinha que combate a paralisia infantil e 4,5 milhões de vacinas contra o sarampo. O Balanço parcial foi divulgado pelo Ministério da Saúde. Até então, apenas 16% do público alvo havia recebido as doses da campanha que vai até o dia 31 de agosto.
As vacinas devem ser aplicadas mesmo em crianças que estão com o cartão em dia, como a Giovana de 1 ano e 5 meses, ela foi ao posto com o pai o socorrista Tiago de Melo, que aproveitou o dia livre para reforçar a prevenção da filha.(áudio Tiago abaixo)
O ministro da saúde Gilberto Ochi, acompanhou a vacinação em Minas Gerais e atribuiu a baixa cobertura dos últimos anos a falsa sensação de segurança, que é propiciada justamente pela vacina. Ele fez um alerta para que os pais não baixem a guarda em relação as doenças.(áudio Ochi abaixo)
O Brasil já tem mais de 1.200 casos confirmados de sarampo registrados nesse ano, incluindo 7 mortes causadas pelo vírus. No caso da paralisia infantil, 312 cidades estão a baixo da meta para o controle da doença.
A campanha tem por objetivos:
Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.
Quem deve ser vacinado?
Fonte: Agência Rádio Web