106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Duas mortes na última semana de pessoas diagnosticadas com meningite acenderam o alerta mais uma vez para esta doença na região.
Um caso aconteceu em 27 de julho, em que um jovem com 20 anos, morador de Santa Helena, veio a óbito em Cascavel, após ser diagnosticado com meningite bacteriana.
A outra situação aconteceu na semana passada, em que uma criança de 8 anos, que estava internada, faleceu após o seu quadro clínico se agravar. Ela também foi diagnosticada com meningite bacteriana.
A médica doutora Andréa Lêda Klos, lembra que durante o ano todo são registrados casos no Brasil. Ela destaca que todos devem se atentar para o risco de uma epidemia. ÁUDIO 01
Para se ter uma ideia, Cascavel já confirmou este ano 40 casos de meningite. E muitos casos também são registrados em toda a região.
A médica também comentou que no caso da meningite bacteriana não ocorre transmissão entre pessoas, e sim, a bactéria já existe no organismo, o que acontece é que em algumas pessoas ela desenvolve e em outras, não.
Rosângela Dizars, Técnica em Vigilância Epidemiológica, fala a respeito da vacinação e prevenção da meningite. ÁUDIO 02
Fonte: Geovani Canabarro