A Comissão de ??tica da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) de Santa Helena julgou novamente, no dia 30 de novembro, o Real pelo caso que aconteceu na segunda partida da semifinal do amador 2015 contra o Água Verde, no dia 05 de julho, no distrito de São Roque.
O novo julgamento diminuiu a pena imposta pela Comissão de ??tica. O Real perdeu 4 mandos de campo e não mais 10, como havia sido primeiramente imposto e que será cumprido na próxima edição do amador. Além disso, o clube alvirrubro precisará cumprir 4 meses de suspensão de qualquer atividade realizada pela SMEL, a contar da data do acontecimento, ou seja, a pena já foi cumprida e o Real poderá disputar a competição em 2016.
Apesar de a pena ser amenizada, a Comissão de ??tica manteve a exclusão do Real da competição. Dessa forma, como o Água Verde retirou-se da competição, o campeão do Campeonato Municipal de Futebol Amador é o São Luiz, que havia se garantido na grande final após vencer o Celeste.
Relembre o caso
O atacante Neguinho do alviverde foi atingido por disparos de arma de fogo, na volta do intervalo do confronto contra o Real, válido pela partida de volta das semifinais do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Santa Helena. O avante não aguentou os ferimentos e acabou morrendo ainda a caminho do hospital.
O Real vencia o confronto pelo placar de 2??0, com gols do lateral Borracha e do centroavante Fábio ???El Bigodon???. Assim terminou o primeiro tempo. Na volta do intervalo, com todos os jogadores em campo, o atacante Neguinho se aproximou do alambrado e discutia com os torcedores rivais, momento em que um dos torcedores sacou uma arma e atirou contra o jogador.
Desesperado e aos gritos, Neguinho saiu correndo, atravessou o campo de jogo e caiu perto dos vestiários. Todas as pessoas que estavam no Estádio Municipal de São Roque paralisaram. Só ouvia os gritos do atacante alviverde. Populares e companheiros de equipes carregaram Neguinho e de carro rumaram a cidade em busca de atendimento médico. No caminho encontraram uma ambulância do SAMU, mas não deu tempo de salvar a vida do atacante.
Após esse lamentável acontecimento, o jogo foi suspenso. Como não havia tempo suficiente para dar a partida como encerrada, o finalista será conhecido somente após decisão da Comissão de ??tica da Secretaria de Esportes e Lazer de Santa Helena.
Punição
Em um primeiro julgamento, o Real foi excluído do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Santa Helena. A Comissão de ??tica entendeu que o clube deveria ser penalizado pelo incidente envolvendo o atacante Neguinho do Água Verde. Ficou decidido também que o clube de São Roque está suspenso por 8 meses de qualquer atividade da Secretaria de Esportes e Lazer e ainda perdeu 10 mandos de campo que serão cumpridos nas próximas edições do amador. Da decisão cabe recurso a equipe do Real.
Fonte: Marcos Langaro