106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A OMS (Organização Mundial da Saúde) propõe que a década 2020-2030 tenha como foco o envelhecimento saudável. Para isso acontecer, é preciso repensar o que significa envelhecer. A própria entidade já prega que o envelhecimento saudável não é ausência de doença, e sim a preservação da capacidade funcional que garanta a independência do indivíduo, capaz de realizar tarefas diárias como vestir-se, tomar banho, desincumbir-se de tarefas domésticas ou fazer compras. É muito bacana ver alguém de 80 anos correndo uma maratona, mas isso é exceção. A regra deveria ser a oportunidade de todas as pessoas com 80 se sentirem ativas, independentes e prestigiadas, e não cidadãos de segunda classe.
A nutricionista Patrícia Pilatti, revela que já exista uma procura maior de pessoas adultas e idosas quanto a questão da alimentação de forma correta, o que acarreta no tal envelhecimento saudável. ÁUDIO 01
A nutricionista Patrícia acredita que está sim ocorrendo uma evolução gradativa quanto ao estilo de vida. ÁUDIO 02
No que diz respeito ao sistema de saúde, a estrutura de que dispomos vai na contramão da sustentabilidade, porque ainda se apoia num modelo voltado para a doença: internações, tratamentos e cura (para os que têm sorte de conseguir tudo isso).
Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. G1