106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma dor de dente pode se transformar em um verdadeiro incômodo e interromper nossa vida diária se não for tratada de forma rápida e oportuna.
A dor de dente aparece como consequência de uma estimulação das terminações nervosas da polpa dental, seja por agentes químicos, mecânicos ou térmicos. Esta estimulação causa uma irritação do nervo, de forma que nosso cérebro tende a processá-lo como um estímulo doloroso muito intenso. Este costuma ir aumentando e pode se tornar mais intenso se não for tratado com rapidez.
Sintomas
Ainda que o mais característico seja a sensibilidade no próprio dente, ela se caracteriza por ser uma dor constante, intensa e pulsante. Costuma apresentar crises que aumentam a intensidade da dor, para depois aliviar um pouco e voltar a aparecer novamente de forma súbita e insidiosa. Dor na região da mandíbula, dor intensa e contínua, dificuldade para engolir ou mastigar alimentos, sensibilidade ao frio e ao calor.
Causas
Ainda que, habitualmente, a dor de dente seja atribuída à presença de cárie, na realidade esta não é a única causa para o problema, pois é possível que a origem não seja odontológica. Em relação às causas da dor nos dentes, as mais habituais são as seguintes:Cáries, exposição das raízes dentais, gengivite, fissura ou fratura dental, abscesso dental, lesões na mucosa oral, patologia mandibular,sinusite.
Dependendo do que causou o desenvolvimento da dor de dente, podem surgir outros sintomas. Estes definitivamente ajudam a encontrar sua origem, tais como: sangramento das gengivas, saliva espessa e abundante, febre ou dor a nível do ouvido.
Dados importantes
A cárie dental é uma das principais causas da dor nos dentes. Consiste basicamente em uma doença multifatorial, que causa a destruição localizada e progressiva dos tecidos duros do dente. Esta tende a destruir o esmalte avançando em direção à dentina, até chegar à polpa se não for tratada. A afecção da polpa causa uma reação inflamatória, e com ela a dor, ao existir muitas terminações nervosas nesta área. Conselhos práticos naturais frente a uma dor nos dentes, preste atenção aos seguintes conselhos úteis em caso de dor de dente: Evite os alimentos muito duros, evite escolher alimentos que requerem mastigar muito, evite os alimentos muito frios ou muito quentes. Os doces e o açúcar pioram a dor nos dentes. Portanto, o melhor é evitá-los, aplique frio na área da bochecha onde o dente estiver dolorido, exerce um efeito anestésico que ajuda a aliviar temporariamente a dor nos dentes, evite exercer pressão sobre a área dolorida. Para isso deverá encostar a cabeça do lado contrário ao dente que dói, para não deitar sobre a área afetada.
Os melhores remédios naturais para a dor nos dentes
Infusão de alho
O alho ajuda a aliviar a dor de dente. O alho tem um grande número de propriedades benéficas para a saúde. Favorece a circulação e a eliminação de líquidos, combate infecções do aparelho respiratório e é um grande aliado contra a dor nos dentes.
Ingredientes
3 alhos amassados
1 xícara de água (250 ml)
O que fazer?
Esquente a água junto com os alhos amassados até que ferva.
Quando ferver, desligue o fogo e deixe repousar de 5 a 7 minutos.
Passado o tempo indicado, despeje a infusão em uma xícara e ingira.
Sal e água
O sal aumenta transitoriamente o pH na boca, criando um ambiente alcalino onde as bactérias não podem sobreviver. Se a dor se deve a uma infecção causada por restos de comida que ficaram entre os dentes, o sal pode nos ajudar por seu alto poder antisséptico.
Ingredientes
1 colher de sopa de sal (15 g)
1 xícara de água (250 ml)
O que fazer?
Adicione 1 colher de sopa de sal em uma xícara de água e mexa bem até que a mistura fique homogênea.
Faça bochechos para eliminar e acabar com as bactérias que estão causando a dor nos dentes.
Salsa
Comer salsa ajuda a aliviar a dor de dente. Esta planta aromática de alto teor de ferro tem propriedades antioxidantes e ajuda a controlar a pressão alta. Mastigar salsa crua várias vezes por dia também contribui para acabar com a dor nos dentes.
Ingredientes
3 ramos de salsa
O que fazer?
Mastigue salsa crua do lado em que sente a dor. Recomenda-se fazê-lo suavemente para não estimular mais o problema
Fonte: Melhor com saúde