106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Professores fizeram, na manhã desta quinta-feira (30), uma manifestação na Praça Nossa Senhora de Salete, sede do Governo do Paraná.
Eles relembram 30 de agosto de 1988. Naquele dia, a Polícia Militar (PM) do Paraná usou cavalos, cães e bombas de efeito moral para dispersar docentes em greve que protestavam na Praça Nossa Senhora da Salete, em Curitiba.
Álvaro Dias, candidato à presidência neste ano, era o governador na época.
Os professores também aproveitam a ocasião para lembrar o dia 29 de abril de 2015, quando mais de 200 pessoas ficaram feridas no Centro Cívico da capital paranaense.
À época, a categoria protestava contra o projeto de lei que promove mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais – a ParanaPrevidência.
O ato também serve para pedir à governadora Cida Borghetti (Progressista), entre outras coisas, o pagamento da data-base, o cumprimento da lei da hora-atividade, a redistribuição de aulas.
O ato teve início por volta das 9h, na Praça Santos Andrade. De lá, os trabalhadores seguiram em caminhada até a Praça Nossa Senhora de Salete.
Devido ao ato, algumas escolas ficaram sem aulas hoje. Segundo o sindicato, haverá a reposição das horas dos servidores que aderiram à paralisação.
Fonte: g1