Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Colheita de soja avança 25% em uma semana

  • 15/03/2016
  • Foto(s): Divulgação
Colheita de soja avança 25% em uma semana
A colheita de soja atinge 73% das lavouras plantadas em Mato Grosso do Sul, de acordo com levantamento feito no dia 11 de março pelas equipes do Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS).

O último levantamento divulgado no dia 4 de março, apontava que as lavouras tinham 58% do grão colhido. Isto representa um aumento de 25% de área colhida em uma semana, porém, o atraso da colheita é de 18% em Mato Grosso do Sul, por causa das chuvas.

Conforme o analista de grãos da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Leonardo Carlotto, neste período, a colheita era para estar em 90%. "Temos um atraso de 18% e pode ser que a colheita seja finalizada em até três semanas, isso se não chover mais", afirma.

Conforme Carlotto, muitos grãos foram perdidos e os produtores vão colher só para poder retirar a soja do campo. "Os produtores vão colher para não terem mais prejuízos e mesmo com a produtividade alta por hectare, a qualidade do grão não está satisfatória, pois passaram do ponto e o grão cozinhou", explica.

Conforme o Siga, a região Sul é a mais avançada na colheita, com 81,6% da área colhida. Já a região Norte do Estado, está com 51,8% da colheita realizada, sendo que as cidades mais avançadas são Laguna Carapã e Aral Moreira, onde a colheita ultrapassa 90% da área.

Na região Norte, os municípios com mais atraso são Paraíso e Pedro Gomes, pois plantaram a soja tardia, a área é menor em comparação com outras regiões, sendo que a área da colheita atinge 50%, de acordo com Carlotto.

Milho safrinha - O plantio no Estado está em 53,4%. Na região Sul, 65% da área já foi semeada. A segunda região mais avançada no plantio é a área central de Mato Grosso do Sul, com 52,5% do plantio.

Na região Norte, o plantio chegou a 40% da área. A recomendação para o plantio do grão é até 15 de março e após este período, o risco de geadas é maior, atrapalhando a produtividade.

Fonte: Agrolink

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557