106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Oficialmente a programação começa no dia 13 e se estende até o dia 20 de setembro, dia do Gaúcho, a data que marca o início da Revolução Farroupilha (1835), cantada no Hino do Rio Grande do Sul: “Foi o 20 de Setembro, o precursor da Liberdade...”.
Desde que a turma do Colégio Julio de Castilhos, liderada por Barbosa Lessa e Paixão Cortes fizeram a famosa cavalgada e iniciaram a história da “Chama Crioula”, essa tradição se manteve acesa pelo Brasil afora e até em outros países.
Com o objetivo de resgatar, preservar e proporcionar a revitalização das tradições do Rio Grande do Sul, através da história gaúcha, em 1947, um grupo de jovens do colégio manifestou o desejo de fazer, a cavalo, o acompanhamento dos restos mortais do General Farroupilha, David Canabarro, que era transladado ao Panteão Rio-grandense no cemitério da Santa Casa de Misericórdia. O ato ocorreu em 5 de setembro, com oito jovens a cavalo. Dois dias depois, três daqueles jovens, também a cavalo, retiraram uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria, a meia noite do dia 7, acendendo o candeeiro crioulo que foi guardado no Colégio Julio de Castilhos, dando origem à Chama Crioula, que simboliza o apego do gaúcho à sua terra, o seu nativismo, seu telurismo. A Chama Crioula traz em si o reconhecimento pela história e pela trajetória social do gaúcho. Desde então, o acendimento e distribuição da chama crioula se repete anualmente.
O CTG Sentinela dos Pampas de Medianeira vai receber a Chama Crioula no dia 8 (mesmo dia que terá Fandango com o Grupo Os Mirins).
Mas a programação já começa no dia 7 de Setembro, quando participa do Desfile Cívico da Independência do Brasil, com suas invernadas artísticas e a campeira.
Durante a semana, de 13 a 20 de Setembro, a programação está definida:
Dia 13 – Abertura
Dia 14 – Noite com Clubes de Serviço e Imprensa
Dia 15 – Baile do ECC
Dia 16 – Domingo com as Invernadas Artísticas
Dia 18 – Tradicionalismo na Praça
Dia 20 – Desafio do Carreteiro (Concurso) e Encerramento.
Fonte: João Hermes